a. Para o estabelecimento da classificação final de um Campeonato,
Taça ou Troféu, em relação aos Condutores que totalizem exatamente o mesmo
número de pontos, o desempate será efectuado da seguinte forma:
i. Em função do maior numero de primeiros lugares,
segundos lugares, terceiros lugares, etc., obtidos pelos Condutores nas
classificações gerais das provas em que participaram e que serviram para
constituir o respetivo total de pontos.
Ex.:
um 7º lugar na classificação geral de uma prova valerá mais do que um
qualquer número de 8º lugares; um 8º lugar na classificação geral de uma prova
valerá mais do que um qualquer número de 9º lugares; e assim sucessivamente.
ii. No caso de mesmo assim se manter o empate, o desempate
far-se-á pela melhor classificação geral obtida na primeira prova do respetivo
Campeonato.
iii. Caso mesmo assim se mantenha o empate, a Organização
designará ela mesma o Vencedor e desempatará os outros eventuais casos,
baseando-se sobre quaisquer outros critérios que entenda apropriados.
b. Em qualquer prova de velocidade em circuito, em caso
de empate absoluto (comprovado pela cronometragem eletrónica) entre dois ou
mais Condutores na classificação final de uma corrida, as pontuações
atribuíveis serão adicionadas e divididas equitativamente pelos Condutores em
questão.
Ex. Dois Condutores terminam a
corrida no primeiro lugar, com um empate absoluto em tempo de prova (confirmado
pela cronometragem eletrónica). Serão declarados vencedores os dois Condutores,
sendo as pontuações correspondentes aos 1º e 2º lugar adicionadas e divididas
igualmente pelos dois. Se ao 1º lugar corresponderem 10 pontos e ao 2º lugar 6
pontos, a soma daí resultante de 16 pontos é dividida por 2, resultando que a
pontuação a atribuir a cada um dos Condutores é de 8 (oito) pontos. Neste caso
não haverá 2º classificado e o 3º classificado receberá a pontuação normal para
o 3º lugar. Esta mesma regra é aplicável em todas as posições da classificação
final de uma corrida.
Retirado de PRESCRIÇÕES GERAIS AUTOMOBILISMO E KARTING 2012
Sem comentários:
Enviar um comentário